segunda-feira, 1 de novembro de 2010
No Dia 04 de novembro, Dia da Favela,
Há cem anos uma carta documentou o nascimento da favela como a conhecemos hoje. O chefe de polícia da região central do Rio de Janeiro relatava ao então prefeito o problema moral, de segurança e saúde pública que se desenvolvia num morro denominado morro da Favela, hoje morro da Providência. O documento datado de 04 de novembro de 1910 serviu como referência para as comemorações do Dia da Favela realizadas desde 2006 em todo o país. Em pelo menos 20 cidades em todo o país o Dia da Favela é lei municipal.
A Central Única das Favelas de São Paulo e a Ação Educativa comemorarão o Dia da Favela promovendo o lançamento do CUFA Cine Clube.
O Cufa Cine Clube é a programação de cinema a ser realiza em parceria pelas duas instituições em 2011, com o objetivo de oferecer espaço para o escoamento de produções audiovisuais protagonizadas por moradores de favelas e regiões em desvantagem social.
Na sessão comemorativa do Dia da Favela, filmes do Núcleo Audiovisual da CUFA e do Coletivo Kourtrajme (França) terão lugar garantido na tela. A prata da casa trará um pouco da visão e atuação da própria instituição no universo da sétima arte. O Kourtrajme, coletivo jovem multimídia de Clichy subúrbio de Paris que ficou conhecido no mundo após difundir internacionalmente imagens de confrontos entre estudantes e policiais na região em 2004, representará as periferias do mundo que encontram nos projetos audiovisuais a chance de se posicionarem política e socialmente para o mundo.
Entrando no clima do Dia da Favela o CUFA Cine Clube promoverá debate após a sessão discutindo a importância da valorização da cultura da favela para inclusão social
de suas populações de áreas de vulnerabilidade social e baixo desenvolvimento humano, ou simplesmente favelas. Serviço CUFA Cine Clube – edição comemorativa do Dia da Favela
Dia 04 de novembro, 20h
Local: Ação Educativa – Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque
Programação: sessão de curtas realizados por moradores de favelas seguida de debate
Entrada Franca
Sobre o Dia da Favela: http://cufacuiaba.blogspot.com/2005/12/agora-
sábado, 9 de outubro de 2010
MAIS UM DIA 12 COM A MARCA DA CUFA
Grande festa para comemorar o dia 12 de Outubro dia das crianças,.
Festa ira ser na Paroquia Sagrada Família no bairro Mário Dedine.endereço rua Jacinto Roberto Penedo ao lado do numero 150
Após a missa será aberta a festa no salão da paroquia.
Todos estão convidados principalmente os seguintes bairros .Bosque dos lenheiro,Gilda e Mário Dedine.
Estamos esperando por volta de 1000 crianças dos 3 bairro acima.
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Cufa São Paulo exibe 5 X Favela tem sessão especial no Festival Entre Todos
Aconteceu no ultimo sábado, dia 18 de setembro, na Matilha Cultural, espaço cultural situado no centro de São Paulo, a sessão do documentário do filme 5 X Favela na programação do festival Entre Todos de direitos humanos, realizado pela Comissão de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo.
Alunos do projeto Maria Maria que terão ao longo de um ano aulas de teatro e audiovisual compareceram a sessão e tiveram oportunidade de saber mais sobre os bastidores deste filme que colocou os cineastas oriundos de favela como protagonistas de um projeto.
RPB FESTIVAL
RPB Festival, o maior festival de novos talentos do rap, o único do gênero em território nacional, vem com a missão de abrir espaço para a música que embala o movimento Hip Hop e seus porta-vozes para darem seu recado e mostrarem seu talento. “Muitos sons e talentos serão revelados nos palcos do RPB nos quatro cantos do Brasil, além de revivermos o calor dos grandes festivais” – diz a rapper Nega Gizza .
Em
2009 a primeira edição do RPB Festival foi um grande sucesso! Grupos de diversos lugares do País fizeram parte deste evento, que veio para valorizar o rap e seus interpretes. Além de reunir o que há de melhor no rap nacional, o RPB dá visibilidade a este estilo musical, que como todos os outros, deve ser valorizado e reconhecido. No ano de 2010 o RPB Festival terá muitas novidades! Você que nasceu com o rap na veia e que mostrar seu trabalho ou o trabalho de seu grupo, esta é a oportunidade! Fique de olho no site, para não perder o bonde!
Educação será foco de ações e atividades esportivas Viradão Esportivo 2010
Depois da FAMÍLIA (Tema Viradão 2009) o que mais aproxima as pessoas da sociedade é a educação. É através dela que conseguimos construir uma coletividade mais justa e igualitária. Pensando nisso o Viradão Esportivo 2010 definiu como tema de suas ações este assunto tão importante quanto controverso.
Pela Educação podemos evitar guerras, enfrentar as desigualdades.
Pela Educação somos capazes de quebras paradigmas, de criar novos conceitos.
Somente pela educação é possível conseguir o respeito e a solidariedade que precisamos para a construção de um mundo melhor.