No Dia 04 de novembro, Dia da Favela, a Central Única das Favelas de São Paulo e Ação Educativa lançarão o CUFA Cine Clube com exibição de filmes realizados por moradores da favelas do Brasil e da França, seguida de debate.
Há cem anos uma carta documentou o nascimento da favela como a conhecemos hoje. O chefe de polícia da região central do Rio de Janeiro relatava ao então prefeito o problema moral, de segurança e saúde pública que se desenvolvia num morro denominado morro da Favela, hoje morro da Providência. O documento datado de 04 de novembro de 1910 serviu como referência para as comemorações do Dia da Favela realizadas desde 2006 em todo o país. Em pelo menos 20 cidades em todo o país o Dia da Favela é lei municipal.
A Central Única das Favelas de São Paulo e a Ação Educativa comemorarão o Dia da Favela promovendo o lançamento do CUFA Cine Clube.
O Cufa Cine Clube é a programação de cinema a ser realiza em parceria pelas duas instituições em 2011, com o objetivo de oferecer espaço para o escoamento de produções audiovisuais protagonizadas por moradores de favelas e regiões em desvantagem social.
Na sessão comemorativa do Dia da Favela, filmes do Núcleo Audiovisual da CUFA e do Coletivo Kourtrajme (França) terão lugar garantido na tela. A prata da casa trará um pouco da visão e atuação da própria instituição no universo da sétima arte. O Kourtrajme, coletivo jovem multimídia de Clichy subúrbio de Paris que ficou conhecido no mundo após difundir internacionalmente imagens de confrontos entre estudantes e policiais na região em 2004, representará as periferias do mundo que encontram nos projetos audiovisuais a chance de se posicionarem política e socialmente para o mundo.
Entrando no clima do Dia da Favela o CUFA Cine Clube promoverá debate após a sessão discutindo a importância da valorização da cultura da favela para inclusão social
de suas populações de áreas de vulnerabilidade social e baixo desenvolvimento humano, ou simplesmente favelas. Serviço CUFA Cine Clube – edição comemorativa do Dia da Favela
Dia 04 de novembro, 20h
Local: Ação Educativa – Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque
Programação: sessão de curtas realizados por moradores de favelas seguida de debate
Entrada Franca
Sobre o Dia da Favela: http://cufacuiaba.blogspot.com/2005/12/agora-
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)